Economia chinesa deverá crescer menos em 2006 - TVI

Economia chinesa deverá crescer menos em 2006

China

A economia chinesa deverá crescer 8,9% em 2006, o que representa um decréscimo em comparação com os 9,9% de 2005, segundo um relatório do banco central chinês.

Relacionados
De acordo com o relatório do departamento de pesquisa do Banco Central Popular, o crescimento do produto interno bruto (PIB) chinês vai abrandar de forma gradual dos 9,2% no primeiro trimestre do ano para os 9% no segundo trimestre. No terceiro trimestre o abrandamento vai ser de 8,9% e de 8,7% no quarto trimestre de 2004, segundo o jornal «China Securities Journal».

Quanto ao índice de preços no consumidor, que mede a inflação, deverá situar-se nos 2%, em 2006.

A economia chinesa cresceu 9,9% em 2005, no entanto, o governo tem com o objectivo reduzir a pouco e pouco este crescimento, através de medidas de controlo sobre o crescimento do sector imobiliário e de sectores industriais específicos, como o aço e o cimento.

Os objectivos de Pequim, expostos no plano de desenvolvimento a cinco anos, incluem a redução do crescimento económico para os 7,5% ao ano, com um crescimento de 0,8% em 2006.

O governo chinês prometeu ainda que vai dar mais atenção à igualdade de rendimentos, protecção ambiental e melhoria da qualidade de vida do que ao crescimento económico, que tem continuado a crescer a um ritmo acelerado, devido às exportações chinesas e ao investimento estrangeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados