Economia nacional vai crescer acima do esperado mas abaixo da UE - TVI

Economia nacional vai crescer acima do esperado mas abaixo da UE

José Sócrates

A Comissão Europeia (CE) reviu em alta as perspectivas de crescimento da economia nacional para 2007 e 2008.

Mas, apesar de ir crescer acima do inicialmente esperado, o Produto Interno Bruto (PIB) português continuará a crescer abaixo da média europeia. Assim 2007 será o sétimo ano consecutivo de divergência com os parceiros europeus.

Tal como se esperava, Bruxelas subiu a previsão para 2007 em três décimas, estimando agora que a economia nacional cresça 1,8% em vez dos 1,5% esperados nas Previsões de Outono, apresentadas em Novembro passado. Com esta revisão, as projecções de Bruxelas ficam alinhadas com as já avançadas pelo executivo português e pelo Banco de Portugal.

Nas Previsões da Primavera, divulgadas esta segunda-feira, Bruxelas sobe também as previsões para 2008 em três décimas, para 2%. Ainda assim, este valor fica abaixo dos 2,4% estimados pelo Governo na actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento.

A verificarem-se as expectativas para a economia nacional, Portugal continuará a divergir da média europeia, já que o crescimento esperado continua a ser inferior ao estimado para a Zona Euro, cuja economia deverá crescer 2,6% este ano e 2,5% em 2008. Já a União Europeia deverá registar uma expansão de 2,9% este ano e 2,7% no próximo.

Bruxelas espera que a actividade económica nacional mantenha uma trajectória de ascensão moderada, ajudada pela aceleração da procura interna e sem que o investimento penalize. No que se refere ao consumo privado, Bruxelas adverte que o mesmo estará limitado devido ao elevado endividamento das famílias portuguesas e ao baixo crescimento dos salários. Já do lado das exportações, o crescimento deverá manter-se rápido, mas abaixo o nível de 2006.
Continue a ler esta notícia