EDP e BCP transferem posições cruzadas para respectivos fundos pensões - TVI

EDP e BCP transferem posições cruzadas para respectivos fundos pensões

EDP

A EDP e o BCP transferiram parte das suas participações cruzadas para os respectivos fundos de pensões, no âmbito de iniciativas de gestão financeira, divulgaram hoje as empresas em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O BCP transferiu hoje para o seu fundo de pensões «78.956.008 acções representativas de 2,16 por cento do capital social da EDP por si detido», numa operação fora de bolsa.

Também hoje, a EDP - Energias de Portugal procedeu igualmente à transferência de «65.473.757 acções representativas de 2,01 por cento do capital social do BCP para o seu fundo de pensões», refere a energética no comunicado.

Após esta operação, «o BCP passa a deter uma participação de 2,9 por cento do capital social da EDP» e a Energias de Portugal «passa a deter 2,35 por cento do capital social do BCP», adianta a nota.

A transferência de participações enquadra-se «no âmbito exclusivo de iniciativas de gestão financeira e de alocação de capital, reiterando o BCP e a EDP o intuito de prosseguir a análise e aprofundamento de oportunidades e iniciativas de negócio conjuntas que permitam extrair valor da parceria existente entre as duas instituições, não se antevendo alterações futuras às participações agora detidas», referem os comunicados.

As acções da EDP fecharam hoje na Euronext Lisboa a subir 0,48% para 2,08 euros, e as do BCP encerraram a ganhar 0,47% para 2,12 euros.
Continue a ler esta notícia