EDP Renováveis entra na Roménia com compra da Renovatio e Cernavoda - TVI

EDP Renováveis entra na Roménia com compra da Renovatio e Cernavoda

energia

País tem elevado potencial

A EDP Renováveis chegou a acordo para a aquisição de 85% das empresas Renovatio Power e Cernavoda Power, que detêm projectos para a produção de energia eólica na Roménia num total de 736MW, anunciou a empresa portuguesa em comunicado.

«Estes projectos encontram-se em diferentes estados de desenvolvimento e situam-se em localizações com bom recurso eólico», explica a EDP Renováveis, adiantando que o valor pago pelas acções e suprimentos accionistas das empresas acima referidas é de 8,4 milhões de euros, estando previstos pagamentos posteriores de «success fees», condicionados à obtenção das autorizações necessárias para o início de construção de cada um dos projectos.

Empresa entra no mercado a liderar

«Esta aquisição enquadra-se na estratégia da EDP Renováveis de analisar a potencial expansão para novas zonas geográficas através de um rigoroso processo de selecção, tendo como objectivo obter um elevado crescimento de longo prazo, equilibrando o retorno e o risco das suas operações. Esta operação permitirá à EDP Renováveis obter uma posição de liderança no mercado romeno de produção de energia a partir de fonte eólica e irá aumentar as opções de crescimento da EDPR, expandindo a plataforma existente da EDPR no mercado da Europa de Leste com um elevado conhecimento local», acrescenta.

«A Roménia é um mercado com um elevado potencial para a produção eólica, encontrando-se ainda numa fase inicial de desenvolvimento com apenas 9MW em operação. A quota obrigatória aprovada pelo governo romeno no que se refere à posição relativa da produção de energia a partir de fontes renováveis no total da energia adquirida pelos

comercializadores locais, foi de 3,7% em 2007, subindo para 8,3% no período 2010-2012. Em 2007, a quota atingida ficou-se pelos 0,4%, devido à pouca oferta de energia renovável», conclui.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE