ERC decide contra TVI mas estação mantém linha editorial - TVI

ERC decide contra TVI mas estação mantém linha editorial

Jornal Nacional de Sexta - 15 Mai 09 - Parte I

Em causa estão notícias do «Jornal Nacional de 6ª» sobre o Primeiro-Ministro ou outras pessoas ligadas ao Governo e ao PS

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) deu razão a algumas queixas feitas contra o «Jornal Nacional de 6ª», da TVI. A estação de Queluz de Baixo promete manter a linha editorial.

Em comunicado, a ERC revela que o seu Conselho Regulador decidiu «reprovar a actuação da TVI» nos casos em causa «por desrespeito de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística».

Em causa estão sete peças de três edições do Jornal Nacional de sexta da TVI, que foram analisadas pelos serviços técnicos da ERC depois de terem sido apresentadas 13 queixas naquela entidade sobre essas edições. «Todas as queixas têm como elemento comum o facto de acusarem a TVI de violar deveres ético-legais do jornalismo, designadamente de falta de rigor e de isenção, em peças jornalísticas que apresentam o Primeiro-Ministro ou outras pessoas ligadas ao Governo e ao PS como protagonistas», explica a ERC.

A ERC insta assim a TVI a cumprir de forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalísticas.

TVI lembra que veracidade das notícias nunca foi posta em causa

Na resposta, o director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, diz não ter ficado admirado com a recomendação da ERC, uma vez que se trata de «um órgão que resulta da vontade dos partidos políticos» e «reafirma que a linha editorial da TVI se mantém, continuando os responsáveis directos pela execução das orientações existentes quanto a conteúdos informativos a merecer a sua confiança total».

Do mesmo modo, as práticas em vigor no que diz respeito a produção de notícias, bem como a trabalhos de investigação, «manter-se-ão, no respeito por aquilo que são os padrões de independência, profissionalismo e rigor que tornaram os jornais da TVI nos serviços informativos mais procurados pelos portugueses».

E conclui que «em nenhuma ocasião, a veracidade das notícias da TVI nos jornais objecto da dita análise da ERC, foi posta em causa».
Continue a ler esta notícia