Esquadra da PSP submetida ao «balão» - TVI

Esquadra da PSP submetida ao «balão»

Carros PSP

A velha esquadra da PSP de Santa Apolónia está num brinquinho: não tem uma torneira a pingar, uma parede a pedir tinta, uma porta fora dos eixos.

Relacionados
O aprumo deve-se à competência de um agente, que pertence ao efectivo daquela esquadra, e que foi apanhado na rua a fazer serviço armado com um copinho a mais, noticia o «Correio da Manhã».

Foi castigado pelo Núcleo de Disciplina do Comando Metropolitano de Lisboa, com trabalho desarmado no interior da esquadra.

Este agente integra o lote de elementos da PSP apanhados em serviço com excesso de álcool. Todos os meses, cada polícia é submetido ao teste de alcoolemia, pelo menos uma vez, na esquadra onde presta serviço, e os testes, feitos através do ¿balão¿ idêntico aos que são utilizados na estrada, são feitos pelos comandantes da esquadra.

O valor máximo de álcool no sangue permitido aos agentes da PSP em serviço é de 0,3 g/l, taxa ligeiramente inferior aos 0,5 g/l que o Código da Estrada permite ao volante. Os agentes apanhados com mais de 0,3 arriscam até 20 dias de suspensão sem vencimento. O agente da Esquadra de Santa Apolónia, segundo uma fonte policial, acusou um valor ligeiramente acima do permitido, e, por isso, não foi punido com suspensão, apenas com trabalho sem arma no interior da esquadra a que pertence.

Quando um agente demonstra «sinais evidentes» de que está alcoolizado pode ser imediatamente submetido ao teste do balão por um superior hierárquico.

A análise dos testes efectuados em 2005 em todas as esquadras da Polícia de Segurança Pública do País demonstra, segundo uma fonte da Direcção Nacional, que, em média, dois em cada mil agentes acusam uma taxa de álcool supeior a 0,3 g/l de álcool.

Os candidatos a agentes que frequentam a Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, e os cadetes da Escola Superior de Polícia, em Lisboa, são submetidos a frequentes testes para despiste de álcool e drogas.

A Direcção Nacional da PSP proibiu as bebidas alcoólicas em todas as esquadras.
Continue a ler esta notícia

Relacionados