EUA ajudam no combate à fome em Moçambique - TVI

EUA ajudam no combate à fome em Moçambique

Moçambique

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou hoje em Maputo o apoio às vítimas da fome em Moçambique com quatro mil toneladas métricas de alimentos, avaliadas em 13,4 milhões de euros.

Relacionados
O director da USAID para Moçambique, Jay Knott, revelou que o auxílio será distribuído através do Programa Mundial da Alimentação (PMA) e inclui mapira (cereal), óleo vegetal, mistura de milho e soja, entre outros alimentos.

Também em resposta à crise humanitária que Moçambique enfrenta, a USAID anunciou a disponibilização de um montante de 839 mil euros, «para a promoção de cultura de víveres e gestão de recursos hídricos nos distritos mais afectados da província de Inhambane».

«Estes apoios significativos são mais um sinal das boas relações de cooperação entre os EUA e Moçambique», sublinhou o representante da USAID em Moçambique, assinalando que os EUA já haviam disponibilizado o equivalente a 13 milhões de euros em géneros alimentícios.

Jay Knott adiantou que a USAID «autorizou a reprogramação imediata de fundos, para distribuição de sementes aos camponeses das áreas afectadas pela fome na província da Zambézia», centro do país.

Por outro lado, os EUA estão envolvidos, com uma verba de 71,3 milhões de euros, em programas visando criar bases para a segurança alimentar em quatro províncias moçambicanas, beneficiando 287 mil agregados familiares, acrescentou Knott.

Números avançados por diversos organismos das Nações Unidas apontam que cerca de 800 mil pessoas precisam de apoio alimentar em Moçambique, devido à fome provocada pela seca persistente que assola a África Austral.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos