Ex-mulher de José Sócrates contratada para consultora dos CTT - TVI

Ex-mulher de José Sócrates contratada para consultora dos CTT

Sócrates com Jorge Lacão em Santarém

A ex-mulher do primeiro-ministro foi contratada pelos CTT para exercer funções de consultora desta empresa pública. Sofia Fava foi casada com José Sócrates até 1999 e é engenheira geógrafa de profissão. No mês de Janeiro, a empresa pública presidida pelo socialista Luís Nazaré contratou-a como consultora externa no âmbito do projecto SIG ¿ Sistema de Informação Geográfica Postal.

Segundo fonte oficial dos CTT, em declarações ao jornal «O Independente», trata-se de um projecto «que visa racionalizar a distribuição de correspondências, cartografando as ruas das cidades e desenhando os roteiros dos carteiros de maneira lógica e não arbitrária. O objectivo final é, obviamente, prestar um melhor serviço aos clientes dos correios, eliminando desperdícios».

A nomeação para este projecto causou alguma surpresa dentro dos CTT, na medida em que já existe um sistema informático que permite racionalizar todo o esquema de distribuição da correspondência na capital.

A ex-mulher de José Sócrates trabalhou no instituto Geográfico Português como técnica superior de 2ª classe do quadro de pessoal do ex-Centro Nacional de Informação Geográfica, mas pediu a sua exoneração no Verão de 2004.

José Sócrates e Luís Nazaré também têm em comum o facto de serem confessos admiradores de António Guterres. O primeiro-ministro é amigo há décadas do actual comissário das Nações Unidas para os Refugiados. Partilham as raízes beirãs. Foram companheiros de luta na tomada de poder no PS. Chegaram ao Governo juntas em 1995.

Já o actual presidente do conselho de administração dos CTT é neófito nestas andanças, mas ascendeu rapidamente à nomenclatura guterrista com a sua participação nos Estados-Gerais para a Nova Maioria.

Luís Nazaré, após a vitória de José Sócrates nas legislativas de 2005, foi nomeado presidente do conselho de administração dos CTT.
Continue a ler esta notícia