Exportações caem 7,7 % até Setembro para os 3,09 mil milhões de euros - TVI

Exportações caem 7,7 % até Setembro para os 3,09 mil milhões de euros

Têxteis

As exportações portuguesas da indústria têxtil e do vestuário (ITV) caíram 7,7% até Setembro para 3,09 mil milhões de euros, face a igual período de 2004, segundo estimativas hoje divulgadas pelo Centro de Estudos Têxteis Aplicados (CENESTAP).

Relacionados
De acordo com as estatísticas mensais do Observatório Têxtil do CENESTAP, as exportações portuguesas da ITV têm evidenciado, contudo, um abrandamento do ritmo de queda ao longo do ano.

«Esta evolução reflectiu sobretudo o contributo do sector do vestuário no período em análise, que registou uma queda homóloga de 9,4% das exportações, dada a contracção de 12% assinalada pelo vestuário de malha», refere.

Relativamente às importações, os especialistas do CENESTAP apontam para que, entre Janeiro e Setembro, Portugal tenha comprado no exterior 2,24 mil milhões de euros de artigos, menos 5,8% que em igual período de 2004.

«Contrariamente às exportações, nas importações é o sector têxtil que mais pressiona o indicador no sentido da baixa», afirmam.

Para o CENESTAP, estas variações traduziram-se na contracção do saldo da balança comercial de 12,4%, para 846,9 milhões de euros.

Quanto ao sentimento dos empresários portugueses, os indicadores disponíveis relativos ao inquérito de conjuntura da Indústria Têxtil e do Vestuário de Novembro revelam uma inversão da tendência ascendente verificada nos últimos três meses.

Para tal, acrescentam, contribuíram as avaliações relativas aos «stocks», que apontam para expectativas de aumento dos preços de venda e, embora com menor intensidade, de queda da produção prevista, atenuadas pelo aumento ligeiro da carteira de encomendas.

Apesar do aumento do pessimismo no sector têxtil, foi no sector do vestuário que a contracção da confiança foi mais pronunciada, com os empresários a mostrarem-se «apreensivos» em relação ao sector, à medida que se aproxima o final do ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos