Exportações de têxteis recuperam e crescem 1,3% - TVI

Exportações de têxteis recuperam e crescem 1,3%

Semana de Moda no Rio de Janeiro, Brasil - Foto Lusa

As exportações da indústria portuguesa de têxtil e vestuário aumentaram 1,3 por cento de Janeiro a Março deste ano, face ao mesmo período de 2005, depois de durante algum tempo terem estado a recuar.

Relacionados
Em comunicado, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) destaca que «este resultado reflecte os esforços que os empresários e as associações, com o apoio do ICEP, têm vindo a desenvolver quer para contrariar o ímpeto das importações de origem asiática, quer para enfrentar a conjuntura menos favorável que tem vindo a sentir-se».

«Este é mais um sinal da capacidade de mudança, de reacção, de aposta em novos factores de competitividade como resposta às perturbações provocadas pela liberalização do comércio têxtil e à contracção da economia e do consumo verificada nos principais mercados destino dos nossos produtos», sustenta a ATP.

De acordo com a associação, o comportamento das exportações tem vindo a melhorar em quase todas as categorias de produtos, incluindo aquelas que ainda mantêm uma taxa negativa como é o caso do vestuário de malha e dos têxteis-lar.

Contudo, a ATP destaca que são os produtos intermédios que têm vindo a registar melhores resultados, fruto de uma aposta nos subsectores de capital intensivo.

Com um total de exportações de 1.085 milhões de euros e de 794,1 milhões de euros de importações, a balança comercial do sector têxtil e vestuário apresenta um saldo positivo de quase 292 milhões de euros, a que corresponde uma taxa de cobertura de 137%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE