Fábricas portuguesas «despedem» 4,6% do pessoal num ano - TVI

Fábricas portuguesas «despedem» 4,6% do pessoal num ano

Fábrica 02

O emprego na indústria decresceu 3,9%, em Dezembro quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, mas ainda assim menos intensa que a verificada em Novembro, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Relacionados
À excepção do agrupamento de Energia, com uma taxa de variação de menos 5,8%, agravada em 0,5 p.p. face à do mês anterior, todos os agrupamentos industriais registaram taxas de variação homóloga menos desfavoráveis que no mês precedente. Contudo, foi o agrupamento de bens de consumo, com uma quebra de menos 4,4% que mais contribuiu para o comportamento negativo do índice geral.

Face ao mês anterior, o volume de emprego na indústria reduziu-se em 0,3%, variação igual à observada em Novembro. Todos os agrupamentos registaram variações negativas, sendo a mais acentuada a registada no agrupamento de Energia, menos 1%.

A variação média nos últimos 12 meses situou-se em menos 4,6%, estável face ao mês anterior.

Remunerações pagas e horas trabalhadas diminuem

As remunerações efectivamente pagas na indústria apresentaram uma variação homóloga de menos 0,4%, o que representa uma diminuição de 2,2 p.p. face ao verificado no mês anterior.

Relativamente ao mês anterior, as remunerações pagas registaram uma variação positiva de 11%, influenciada pela concentração de pagamentos de subsídios de Natal em Dezembro, como já tinha acontecido no mês precedente.

A variação média nos últimos 12 meses manteve-se negativa, situando-se em -1,0% melhorando em 0,1 p.p. face a valor de Novembro.

Já no que se refere às horas trabalhadas na indústria registaram uma descida de 5,4% face ao mesmo mês do ano anterior.

Comparativamente ao mês anterior, o volume de trabalho na indústria registou um decréscimo de menos 9,3%, tendo-se verificado variações negativas de grande intensidade em todos os grandes agrupamentos industriais, como reflexo da concentração de curtos períodos de férias no mês de Dezembro.

A variação média nos últimos 12 meses foi de menos 5,1%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados