Famílias portuguesas poupam mais e depositam no banco - TVI

Famílias portuguesas poupam mais e depositam no banco

Dinheiro (arquivo)

Empresas com tendência inversa

As famílias portuguesas estão a poupar cada vez mais, segundo revelam os dados do Banco de Portugal relativos a Janeiro. No último ano, os depósitos feitos nos bancos aumentaram 13,3% para quase 116 mil milhões de euros, o que significa que estão a ser depositados 37 milhões de euros por dia.

Os depósitos estão a crescer há quase um ano, em parte devido à queda da confiança, que torna os portugueses mais precavidos quanto ao futuro. Por um lado, há um desvio dos fundos e outras aplicações com risco associado para produtos mais seguros, e, por outro lado, os portugueses estão menos consumistas, para pouparem mais, por medo do que possa acontecer no futuro. O desemprego, por exemplo, é frequentemente apontado em Portugal como a principal preocupação em relação ao futuro.

Só 3% dos portugueses vão poupar mais este ano

Despesas: portugueses dispostos a cortar em tabaco e cafés

Nem mesmo a queda da remuneração dos depósitos, decorrente da queda das taxas de juro, está a desmotivar os depósitos bancários.

Por outro lado, as empresas estão a poupar menos. Os depósitos empresariais na banca caíram ligeiramente para 28.490 milhões de euros. É a segunda queda mensal consecutiva e reflecte as maiores dificuldades de acesso a financiamento bancário, de que muitas empresas se têm queixado nos últimos meses.

Crédito às empresas cai pela primeira vez e malparado dispara

Malparado no crédito à habitação volta a aumentar
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE