FC Porto e Nacional Madeira garantem Festas Felizes - TVI

FC Porto e Nacional Madeira garantem Festas Felizes

FC Porto: Agora é apostar na Liga

O líder FC Porto e o perseguidor Nacional da Madeira visitaram e bateram hoje Vitória de Guimarães (2- 0) e Boavista (3-0), respectivamente, terminando o ano futebolístico no topo da Liga, com seis e dois pontos de vantagem sobre Benfica.

Relacionados
Em Guimarães, um remate fenomenal de Quaresma do vértice esquerdo da grande área inaugurou o marcador a favor dos «dragões» e um contra-ataque finalizado pelo brasileiro Jorginho, aos 58, acabou com as esperanças vimaranenses.

No Estádio do Bessa, o Boavista (7º) foi desperdiçando oportunidades ante a sólida defesa «alvi-negra», incluindo um «penalty», defendido pelo suíço Benaglio, aos 27 minutos, e os madeirenses foram marcando nos contra-golpes: Goulart e o recém- entrado André Pinto («bis»), respectivamente aos cinco, 60 e 67 minutos.

O FC Porto fica com uma margem de segurança de quatro pontos para os «nacionalistas» antes da recepção aos vizinhos boavisteiros, no segundo fim-de-semana do Ano Novo, enquanto os madeirenses se mantêm à frente do Benfica, preparando já a recepção ao Vitória de Setúbal, também na derradeira ronda da primeira volta.

De resto, os «azuis-e-brancos» igualaram as suas duas melhores séries anteriores, alcançando o terceiro triunfo consecutivo, após já ter feito o mesmo entre as primeira e terceira rondas e entre as 10ª e 12ª jornadas.

O Vitória de Guimarães continua abaixo da «linha de água» que define as despromoções, a três pontos dos 17 já conquistados por Gil Vicente (15º).

No Estádio do Bonfim, quarta-feira, os sadinos aguentaram os «encarnados» até ao minuto 90, quando Nuno Gomes marcou o seu 12º golo no campeonato, garantindo os três pontos e a manutenção do terceiro lugar, um ponto à frente do Sporting, na quarta vitória consecutiva por um golo sem resposta.

Esta segunda derrota seguida do Setúbal fez a turma agora treinada por Hélio baixar ao quinto lugar, ainda um ponto do Sporting, numa semana marcada pela saída do técnico Norton de Matos e pela resolução parcial dos problemas de salários em atraso.

Outro conjunto em «baixa» é o Sporting de Braga, que «caiu» para o sexto lugar, ao sair derrotado da visita ao Estádio Cidade de Barcelos (2-1), formação que recebe o Sporting no recomeço do campeonato.

Os «arsenalistas» marcaram aos 28 minutos, por João Tomás, mas um remate de Gouveia, aos 48, embateu na trave e na linha de golo, tendo sido sancionado, erradamente, pelo auxiliar do «juiz» Elmano Santos. Depois, aos 86 minutos, Nandinho voltou a marcar para o Gil Vicente e os «galos» ganharam.

Outra equipa que parece sem Norte é a Naval 1º de Maio, que sofreu a sétima derrota consecutiva na visita à União de Leiria.

Glauber inaugurou o marcador para os visitantes, aos 31 minutos, cobrando um «penalty», mas, no terceiro jogo com o técnico Álvaro Magalhães «ao leme», Maciel e Harison, aos 40 e aos 91 minutos, respectivamente, deram a volta ao marcador e a equipa do Lis está num confortável oitavo lugar.

Em Paços de Ferreira, os «canarinhos» locais estiveram a ganhar com um golo de Júnior, aos 16 minutos, mas Rincon, com tentos aos 66 e 85 minutos, deu a vitória ao Marítimo e as equipas ficaram-se pelos nono e 10º lugares, respectivamente.

Já hoje, o Estrela da Amadora escapou ao grupo de quatro equipas candidato à descida de divisão, com um triunfo tangencial (1- 0) na deslocação ao reduto do «lanterna vermelha» FC Penafiel, um conjunto que não vence há 1 mês e 23 dias, desde a recepção à Académica de Coimbra, na nona jornada.

O Sporting oferecera terça-feira aos adeptos a sua vitória mais «gorda» até agora, na recepção ao Rio Ave (3-0). Um «bis» do brasileiro Liedson, aos 32 e 54 minutos, complementado antes com um golo do defesa Tonel (43), bastaram para bater os vila-condenses, que não vencem fora do Estádio dos Arcos, há dois meses.

O Sporting termina assim o ano de 2005 no quarto lugar, a um ponto do rival Benfica e a sete do líder FC Porto, enquanto o Rio Ave «caiu» para a 11ª posição.
Continue a ler esta notícia

Relacionados