Final da Taça UEFA foi programa mais visto na televisão em 2005 - TVI

Final da Taça UEFA foi programa mais visto na televisão em 2005

TV

O futebol dominou as escolhas dos telespectadores portugueses em 2005, com as transmissões da modalidade a representarem mais de três quartos, cerca de 76%, dos programas mais vistos no ano passado, revelou hoje a agência Carat Portugal.

Entre os 30 programas mais vistos pelo público português durante o ano passado, 23 foram transmissões televisivas de encontros de futebol, das quais 20 foram da responsabilidade da RTP1, segundo o relatório da empresa especializada em compra e planeamento de espaço publicitário ao qual a agência «Lusa» teve acesso.

Com uma audiência média de 2,849 milhões de telespectadores, a final da Taça UEFA disputada pela equipa portuguesa Sporting e o clube russo CSKA foi o programa mais visto em 2005 pelos portugueses.

A segunda posição do «ranking» foi atribuída ao jogo da Taça de Portugal entre o Benfica e o Sporting, que conseguiu ser acompanhado, a 26 de Janeiro, por uma média de 2,831 milhões de telespectadores.

A quebrar o domínio do futebol, a novela portuguesa da TVI «Ninguém como Tu» conquistou a terceira posição do «top» dos programas do ano.

O formato português registou o seu melhor resultado a 20 de Dezembro, ao conseguir uma audiência média de 2,445 milhões de pessoas.

A novela «Dei-te Quase Tudo», também da estação do grupo Media Capital, o reality-show «1ª Companhia», transmitido igualmente pela TVI, e a produção da rede Globo "Senhora do Destino" (emitida pela SIC) são os outros formatos não ligados ao futebol que constam entre os 30 programas mais vistos do ano.

Ao nível dos canais, o relatório da Carat Portugal confirmou a liderança da TVI com uma média anual de 34,9%, mais 1,8 pontos percentuais do que em 2004 (33,1%) A SIC foi o segundo canal de maior audiência, ao conseguir uma quota anual de 31,7%.

Este valor significou uma quebra de 1,9 pontos percentuais em comparação com 2004, ano em que a estação de Carnaxide verificou uma audiência média anual de 33,6%.

A RTP1 também sofreu uma ligeira quebra face a 2004, passando de uma quota anual de 28,3% para 27,5%.

Segundo os dados da Carat Portugal, a 2: conseguiu consolidar os seus resultados durante o ano passado, tendo obtido uma quota média anual de 5,9%.

Em 2004, o canal, que conta a partir deste mês com uma nova direcção liderada por Jorge Wemans, tinha apresentado uma audiência média anual na ordem dos 5,1%.

TVI líder em 243 dias

O relatório da Carat Portugal revelou ainda que no total do ano a TVI foi a líder de audiências em 243 dias, seguida pela SIC, que conquistou os melhores resultados da televisão portuguesa em 97 dias.

No balanço dos 365 dias do ano, a RTP1 foi líder em apenas 25, de acordo com os mesmos valores.

No universo cabo, o galardão de programa mais visto de 2005 foi atribuído à transmissão dos Prémios Europeus da MTV.

O evento realizado em Novembro em Lisboa foi seguido por uma audiência média de 261 mil pessoas.

Ao nível dos canais, a SIC Notícias manteve a posição de anos anteriores e foi a estação mais vista do universo cabo com uma quota anual média de 4%.

A estação de informação foi seguida de perto pelos canais Panda (2,2%), AXN (2,1%), Hollywood (1,5%) e SIC Radical (1,5%).
Continue a ler esta notícia