Galp Energia faz nova descoberta de petróleo em Angola - TVI

Galp Energia faz nova descoberta de petróleo em Angola

Plataforma petrolifera

Bloco 32 continua a dar frutos

Relacionados
O consórcio integrado pela Galp Energia, que explora o Bloco 32 nas águas ultra-profundas do offshore de Angola descobriu uma nova jazida de petróleo no poço de pesquisa designado por Alho-1, anunciou a Galp em comunicado à CMVM, esta segunda-feira.

«O poço Alho-1, perfurado a uma profundidade de água de 1.607 metros, provou a existência de uma jazida de petróleo de boa qualidade numa formação geológica de idade oligocénica. Este poço produziu, em teste, petróleo com densidade de 26º API e um débito de 5.400 barris por dia», refere.

O poço localiza-se na região nordeste do Bloco 32, a aproximadamente nove quilómetros a noroeste da descoberta do poço Cominhos-1.

De acordo com a Galp, o Bloco 32 está situado em águas ultra-profundas do offshore de Angola, pelo que vê o seu elevado potencial já confirmado com as anteriores doze descobertas anunciadas entre 2003 e 2007. «Estão agora em curso estudos técnicos complementares para avaliar os resultados destes testes».

O consórcio que explora o Bloco 32 é constituído pela Total em 30 por cento, pela Marathon Oil com 30%, pela Sonangol com 20%, Exxon com 15% e pela Galp Energia com 5%.

Na exploração offshore em Angola, para além do Bloco 32, a Galp Energia está também presente no Bloco 33, no Bloco 14 e no Bloco 14K/A-IMI.

As acções da Galp seguem a subir 1,08% para os 14,97 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados