Garrafas de gás «Pluma» da Galp atingem vendas de 60 mil unidades - TVI

Garrafas de gás «Pluma» da Galp atingem vendas de 60 mil unidades

Galp_logo

Em comercialização há apenas dois meses, a nova garrafa de gás «Pluma» já atingiu as 60.000 unidades vendidas, tendo alcançado uma fatia de 2,5% das vendas totais de gás butano engarrafado da Galp Energia, anunciou a empresa em comunicado.

Relacionados
«O sucesso de vendas do novo produto totalmente desenvolvido em Portugal está a exceder as expectativas e a garantir o escoamento total da produção da fábrica da Amtrol-Alfa, em Guimarães», revela o documento.

A Galp Energia prevê ultrapassar a barreira das 500 mil garrafas antes do final deste ano e fixou para a «Pluma» um objectivo acima dos 5% de quota no total das suas vendas.

«A nova garrafa de gás para o consumo doméstico pesa cerca de metade da garrafa tradicional em aço. Destaca-se por níveis superiores de segurança, pela ergonomia e por ser integralmente construída em materiais recicláveis», sublinha a petrolífera.

O investimento do projecto é superior a 10 milhões de euros.

O mercado do GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) em garrafa representa em Portugal um universo de cerca de 3 milhões de famílias. «A Galp Energia é líder neste mercado com vendas acima dos 12 milhões de garrafas/ano. A rede de revendedores de garrafas de gás da Galp Energia cobre a totalidade do território português, englobando um total de cerca de 20.000 pontos de venda», lembra.

Fábrica da Amtrol-Alfa produz 1.000 «Pluma» por dia

Para fabricar a «Pluma», a Amtrol-Alfa construiu uma nova linha de produção nas suas instalações de Guimarães, onde criou 29 novos postos de trabalho directos. O investimento ascendeu a 3,5 milhões de euros, dos quais um milhão foi aplicado em Investigação e Desenvolvimento.

A capacidade de produção actual é de mil garrafas por dia (250.000/ano), devendo aumentar no segundo semestre deste ano. A Amtrol-Alfa produz o reservatório interior da garrafa, construído em aço especial e materiais compósitos, e procede à montagem final de todos os componentes. As garrafas são daqui expedidas para as operações de enchimento da Galp Energia em Matosinhos e em Sines.

Do projecto faz parte a instalação de uma terceira máquina. A capacidade da linha da «Pluma» crescerá, nessa altura, para 750 mil garrafas/ano. A expansão com as duas máquinas de enrolamento adicionais irá envolver um investimento acrescido de cerca de quatro milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados