Gás propano e butano aumenta hoje 6% na Galp - TVI

Gás propano e butano aumenta hoje 6% na Galp

Explosão de botija de gás faz sete feridos em Odivelas

A Galp aumenta hoje o gás butano (botijas de uso doméstico e GPL canalizado) e o gás propano (usado na indústria) em 6%, noticia o «Diário de Notícias».

Relacionados
Este é o terceiro aumento desde o início do ano, embora o primeiro tenha sido alheio às companhias petrolíferas, ficando a dever-se à subida do IVA de 19% para 21%. Feitas as contas, o gás de petróleo liquefeito (GPL engarrafado, canalizado e a granel) já subiu cerca de 10% em dez meses.

As restantes companhias deveram acompanhar a líder de mercado, ainda que tal possa acontecer apenas dentro de alguns dias.

Fonte oficial da Galp confirmou o acréscimo e justificou-o com «a escalada das cotações internacionais do gás butano, que já subiu 59% desde Janeiro, e do gás propano, que aumentou 39%». Estes valores foram adicionalmente agravados por uma «valorização do dólar face ao euro, em cerca de 10%».

De acordo com a Galp, «a tendência de subida das cotações internacionais do GPL agudizou-se nas últimas quatro semanas, tendo-se registado um agravamento de 8% e 11%, respectivamente, no butano e propano». No mesmo período, «o euro desvalorizou mais de 3% face ao dólar, agravando a referida escalada das cotações internacionais». Contudo, a Galp destacou que o gás também já apresentou variações negativas, nomeadamente em Janeiro, ao registar uma descida cerca de 4%.

Também o gás para automóveis, GPL Auto, sofreu recentemente um acréscimo na Repsol, na ordem dos 3,5%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados