Governo antecipa meta de redução do défice após resultado de 2006 - TVI

Governo antecipa meta de redução do défice após resultado de 2006

José Sócrates (foto Tiago Petinga/Lusa)

O primeiro-ministro acaba de anunciar a nova meta, em termos de redução do défice, para este ano. Em vez dos iniciais 3,7% do PIB, o Governo aponta agora para 3,3%.

Relacionados
(Notícia actualizada)

Uma redução de quatro décimas, que decorre dos resultados, melhores do que se esperava, em 2006, quando o défice ficou nos 3,89%, em vez dos 4,6% do PIB que tinham sido inicialmente estipulados como meta para 2006.

Com esta antecipação da redução do défice, o primeiro-ministro espera que Portugal consiga, já em 2008, reduzir o défice para menos de 3% do PIB, ou seja, colocando-o abaixo do tecto de 3% imposto pelo Pacto de Estabilidade Pública (PEC).

«Fica assim reforçada a nossa convicção que PT ficara abaixo dos 3% em 2008», disse.

José Sócrates lembrou que uma redução do défice, de 3,9% para 3,3% do PIB «é reduzir 20% do défice» e considerou que «isto vai exigir muito de nós».

O primeiro-ministro garante que a redução do défice se deve à queda da despesa pública primária. «No ano de 2006 tivemos a maior redução da despesa pública corrente primária», afirmou, sublinhando a importância desta redução ter ocorrido numa fase de crescimento económico.

«O governo já tinha conseguido reduzir o défice em 2005 dos projectados 6,83% para 6%, e baixou de novo de 6% para 3,9%, em 2006, o que é extraordinário. Assim, o país vai conseguir reduzir o défice em mais de um terço, mais concretamente em 2,1%, num único ano», sublinhou, explicando que «mais de 70% da redução do défice se deve à redução da despesa».

«Julgo que temos motivos para dizer que este resultado é bom e extraordinário, dá-nos força e alento, para que o risco do país no mercado internacional possa melhorar», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados