Grupo Mello mantém interesse no Hospital de Braga e prepara entrega de proposta - TVI

Grupo Mello mantém interesse no Hospital de Braga e prepara entrega de proposta

José de Mello Saúde

Salvador Mello, presidente da José Mello de Saúde (JMS), anunciou que a «candidatura para o concurso do Hospital de Braga está a ser preparada e será entregue no início de Setembro deste ano», em declarações à Agência Financeira na III Jornada organizada pelo grupo, cujo tema era o primado do doente.

Relacionados
No que diz respeito aos concursos anteriores já lançados e aos próximos, o presidente da JMS afirmou ainda que não tem «qualquer tipo de informação» sobre o assunto, remetendo a pergunta para o ministro da Saúde.

Recorde-se que o anterior Governo PSD tinha estipulado a construção de dez hospitais no âmbito das PPP, que serviriam cerca de 25% da população e estariam concluídos até 2010, devendo o primeiro (Loures) estar operacional em 2008

A adjudicação do primeiro hospital de parceria público-privado, em Loures, deveria ocorrer no início do segundo semestre de 2005.

Neste momento, o actual governo ainda avalia a legitimidade das propostas para a construção e gestão do Hospital de Loures, já que assume que as ofertas não são comparáveis no que diz respeito ao preço apresentado pelos concorrentes, tendo em conta a abertura ao público do hospital.

Na linha de execução e por ordem está o Hospital de Cascais (com propostas já entregues) e o de Braga, fase de conclusão da proposta.

A candidatura de parceria Publico-Privada para o Hospital de Braga tem um custo estimado de 1.186 milhões de euros e está a ser preparada em conjunto com a Somague.

Na jornada esteve, igualmente, o ministro da Saúde, António C. de Campos, onde revelou algumas das suas preocupações neste sector, como «a necessidade de colocar o doente no centro do sistema de Saúde e criar o conceito de literacia de Saúde.»

«Qualidade e esforço» são as palavras mágicas para o sucesso de todo o sector e para tal «é necessário, também, avaliar todas as unidades de saúde através de mecanismos eficientes e sistematizar todo o conhecimento dos profissionais em procedimentos que visem o bem-estar do doente», afirmou ainda o ministro.

António C. de Campos entregou, ainda, o prémio de «Qualidade 2004» ao Serviço de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca, no valor de 9 mil euros destinado à Associação Fernandinhos e Companhia, visando a melhoria das condições de vida dos recém-nascidos do mesmo hospital.
Continue a ler esta notícia

Relacionados