IAPMEI recebe 1462 projectos no valor de 93,6 milhões - TVI

IAPMEI recebe 1462 projectos no valor de 93,6 milhões

Euros (Arquivo)

O número de projectos candidatos à primeira fase do Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio (Modcom) elevou-se 1462, envolvendo um investimento associado de 93,6 milhões de euros, anunciou hoje o IAPMEI, Instituto da Empresa.

A entrega de candidaturas para modernização e revitalização da actividade comercial excedeu a previsão inicial do IAPMEI, que assumia uma procura entre 800 e 1200 candidaturas, e tem um orçamento disponível de 20 milhões de euros, refere

Duas em cada três candidaturas ao Modcom recebidas pelo IAPMEI foram entregues no último dia do prazo (dia 14), refere em comunicado o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento.

Como resultado do elevado número de candidaturas e do valor inicialmente orçamentado (20 milhões de euros), o IAPMEI admite que as verbas permitirão apenas apoiar cerca de 550 ou 600 projectos de empresas e 35 projectos de associações.

As candidaturas individuais de pequena dimensão apresentadas ao IAPMEI totalizaram 1283 projectos.

Já as candidaturas apresentadas pelas pequenas e médias empresas (PME), que visam aumentar a sua dimensão critica, ascenderam a 86 projectos.

Por sua vez, o número de projectos de promoção comercial dos centros urbanos, apostando na sua animação, dinamização e divulgação, promovidos por associações empresariais do sector do comércio, totalizou os 93.

Segundo o IAPMEI, quase 45% dos projectos de investimento têm origem na região Norte, 27,5% provêm da região Centro, 21% da região de Lisboa e Vale do Tejo, 4,5% do Alentejo e 2,5% do Algarve.

Nesta primeira fase, a região Norte tem orçamentado 5,9 milhões de euros, o Centro 3,1 milhões, Lisboa e Vale do Tejo 8,2 milhões, Alentejo 1,9 milhões e o Algarve 900 mil euros.

Desde Janeiro, o IAPMEI realizou mais de 90 sessões de divulgação deste programa, em parceria com diversas entidades, com destaque para as associações empresariais.

Neste período foram efectuados vários milhares de contactos personalizados com pequenos empresários, consultores e associações e realizaram-se cerca de 8000 consultas diárias no site do IAPMEI.

O MODCOM visa a modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio.

Sobre uma segunda fase do programa, o IAPMEI nada refere no comunicado hoje divulgado.
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