Iberdrola aumenta participação na EDP para 9,5% - TVI

Iberdrola aumenta participação na EDP para 9,5%

Iberdrola

A Iberdrola aumentou a sua participação na EDP de 5,7% para 9,5%, informou a empresa espanhola em comunicado de imprensa.

Relacionados
Com este reforço, a Iberdrola Portugal «dá mais um passo na concretização dos compromissos assumidos no quadro da reestruturação do sector energético português e da reordenação das estruturas de capital da EDP e da Galp», afirmaram.

De acordo com a informação remetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários em Portugal (CMVM) e à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) em Espanha, a Iberdrola Portugal reforçou a sua participação na EDP através de aquisições efectuadas no mercado.

Tendo em conta as orientações e decisões da Estratégia Nacional para a Energia, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros de 24 de Outubro de 2005, a IBERDROLA disponibilizou-se para concentrar a totalidade da sua posição accionista numa única das duas companhias (EDP ou Galp), de acordo com a opção que fosse considerada mais favorável a esta nova estratégia energética do Governo.

Concretizada a opção de concentração na eléctrica nacional, a Iberdrola Portugal já manifestou ao Governo a sua disponibilidade para vir a alienar a posição de 4% que ainda detém na Galp, no quadro do IPO que está a ser preparado para esta companhia.

A Iberdrola Portugal apoia o novo modelo de governação, e subscreveu e votou favoravelmente, em conjunto com os outros accionistas de referência da EDP, as listas para os órgãos sociais que foram eleitos assim como as alterações introduzidas aos seus Estatutos.

Espanhola mantém-se fora do Conselho de Supervisão

No que respeita à sua participação no Conselho Geral e de Supervisão, a Iberdrola Portugal mantém a sua decisão, tornada pública em Janeiro, de não participar, por agora, nesse órgão social da EDP.

A iniciativa de submeter a sufrágio dos accionistas o exercício efectivo desse seu direito de participação¿de acordo com o Código das Sociedades Comercias e com os Estatutos da EDP-será decidida pela Iberdrola Portugal «em momento adequado, quando estiverem reunidas as condições para que tal iniciativa possa contribuir para o fortalecimento da EDP», referiram.

A Iberdrola Portugal considera ainda que o mandato do novo Conselho de Administração da EDP, agora iniciado, «representa uma oportunidade para criar valor para a companhia e reafirma a sua disponibilidade para, em colaboração leal com o Conselho de Administração e os demais órgãos sociais da EDP, identificar projectos mutuamente vantajosos, capazes de criar sinergias geradoras de valor quer para o grupo EDP, quer para o grupo Iberdrola, salvaguardando sempre, de acordo com as leis vigentes, quaisquer potencias conflitos de interesses».

«É neste quadro de confiança e de apoio aos novos órgãos sociais da EDP e com o objectivo de contribuir para o sucesso da reestruturação do sector energético, que a Iberdrola Portugal exercerá o seu papel accionista na EDP», concluíram.
Continue a ler esta notícia

Relacionados