Iberdrola não quer entrar no Conselho Superior da EDP por enquanto - TVI

Iberdrola não quer entrar no Conselho Superior da EDP por enquanto

Pina Moura

A Iberdrola não quer integrar, por agora, o futuro Conselho Superior (CS) da EDP-Energias de Portugal, órgão que integrará os accionistas com mais de 2% do capital da eléctrica, disse Joaquim Pina Moura, Chief Executive Officer (CEO) da Iberdrola Portugal.

Relacionados
Adiantou, em declarações telefónicas à «Reuters», que a «Iberdrola Portugal dispôs-se a alienar a sua posição accionista na Galp», onde tem 4%, «e concentrar a sua posição na EDP», em que controla 5,7%, «nos termos e condições a aprovar pelos órgãos sociais da empresa».

Frisou que só o «fará após tomar em consideração todas as fórmulas económica e juridicamente possíveis que permitam concretizar as referidas operações de forma satisfatória e no momento mais adequado tendo em vista os seus interesses societários».

Os principais accionistas privados propuseram ao Governo um novo modelo de Governo para a EDP, a ser votado em AG e que inclui um CS, que deliberaria sobre questões estratégicas, e uma Comissão Executiva (CE) com gestores profissionais.

O ministro da Economia, Manuel Pinho, já anunciou que vê este modelo como positivo.

«(...) A Iberdrola Portugal comunicou aos accionistas privados da EDP e ao Governo de Portugal que, por sua própria iniciativa, não participará por agora nesse novo órgão, a ser proposto na próxima Assembleia Geral», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados