Inflação na Zona Euro avança para 2,3% em Novembro - TVI

Inflação na Zona Euro avança para 2,3% em Novembro

União Europeia

A taxa de inflação na Zona Euro subiu uma décima para os 2,3%, em Novembro, a menor subida desde Agosto, abaixo das estimativas dos analistas e dos 2,5% registados em Outubro, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Eurostat.

Relacionados
Os preços no consumidor situavam-se nos 2,2%, em Novembro do ano anterior, nos países da Zona Euro.

Em Novembro, as taxas de inflação mais baixas foram registadas na Finlândia, Polónia, Suécia, Holanda e Áustria. Já as taxas mais altas foram registadas na Letónia, Malta, Estónia, Luxemburgo e Eslováquia.

Os sectores que registaram as taxas anuais de inflação mais elevadas, em Novembro, foram as bebidas alcoólicas e o tabaco, no sector imobiliário e nos transportes, enquanto as taxas mais ligeiras corresponderam ao sector das telecomunicações, à cultura e ao vestuário.

Recorde-se que o Banco Central Europeu (BCE) aumentou as taxas de juro para 2,25% pela primeira vez em cinco anos, para ajudar a controlar a inflação.

O preço do crude desvalorizou mais de 10% desde que atingiu os valores recorde que ultrapassaram os 70 dólares por barril e desde aí os preços têm abrandado. Os custos de Energia aumentaram 10% em termos homólogos, o avanço menos representativo desde Junho, revela ainda o Eurostat.
Continue a ler esta notícia

Relacionados