Levar o carro à inspecção vai ficar mais caro, já neste sábado. O Governo decidiu actualizar as tabelas de preços das inspecções periódicas obrigatórias, com base na taxa esperada de inflação para 2009.

Os aumentos não chegam a um euro: 27 cêntimos no caso dos veículos ligeiros e 41 cêntimos nos pesados. Contas feitas, as inspecções de ligeiros passam a custar 22,91 euros (+IVA) e as de pesados 34,29 euros (+ IVA).

As reinspecções (segunda inspecção, quando o veículo chumba na primeira), passam a custar 5,75 euros, a que acresce o valor do IVA à taxa em vigor (20%).

As tarifas tinham sido actualizadas em Março do ano passado e, «atendendo a que decorreu cerca de um ano após a entrada em vigor daquela portaria», o Executivo considera que é agora «oportuno proceder a nova actualização, tendo em conta a taxa de inflação prevista para o ano de 2009».

Assim, as tarifas devidas pela realização das inspecções periódicas e das reinspecções de veículos automóveis, reboques e semi-reboques, bem como pela realização das inspecções extraordinárias e das inspecções para atribuição de nova matrícula, e ainda pela emissão da segunda via da ficha de inspecção, são todas actualizadas e entram em vigor já amanhã.
Redação / PGM