Jornais gratuitos lidos por 19 milhões nos EUA - TVI

Jornais gratuitos lidos por 19 milhões nos EUA

Ler o jornal (Arquivo)

A circulação dos jornais gratuitos ronda os 19 milhões de exemplares, no Estados Unidos da América (EUA), três anos depois da sua introdução no mercado e têm um peso cada vez maior, de acordo com o estudo da Scarborough, citado pelo Observatório de Comunicação (OBERCOM).

Relacionados
Segundo dados da mesma entidade, é complicado precisar com rigor o impacto que a introdução deste novo modelo de negócio teve no mercado de jornais norte-americano. No entanto, paralelamente à concorrência exercida pelos jornais gratuitos, os jornais pagos têm-se deparado igualmente com a forte concorrência de outras fontes de informação gratuita designadamente, a rádio, a televisão e a Internet.



No âmbito do financiamento dos jornais, a sustentabilidade do modelo de negócio deste tipo de publicação está totalmente dependente das receitas provenientes da venda de publicidade, segundo o mesmo estudo.



Em termos de oportunidades de mercado, só em determinadas situações se justifica o lançamento conjunto de edições gratuitas e pagas. Na presença de mercados competitivos, esta medida poderá assegurar um «incremento ao nível da audiência mas poderá não certificar um aumento das receitas compatível», explica a mesma fonte.

No que respeita a mercados pouco competitivos, caracterizados pela abundância de pequenos anunciantes, o recurso a esta estratégia poder-se-á revestir de contornos bastante lucrativos. Isto é, tendo em conta que o incremento das audiências pode não se materializar num aumento substancial das receitas publicitárias, os factores de decisão deverão estar alicerçados em argumentos financeiros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE