Segundo dados da mesma entidade, é complicado precisar com rigor o impacto que a introdução deste novo modelo de negócio teve no mercado de jornais norte-americano. No entanto, paralelamente à concorrência exercida pelos jornais gratuitos, os jornais pagos têm-se deparado igualmente com a forte concorrência de outras fontes de informação gratuita designadamente, a rádio, a televisão e a Internet.
No âmbito do financiamento dos jornais, a sustentabilidade do modelo de negócio deste tipo de publicação está totalmente dependente das receitas provenientes da venda de publicidade, segundo o mesmo estudo.
Em termos de oportunidades de mercado, só em determinadas situações se justifica o lançamento conjunto de edições gratuitas e pagas. Na presença de mercados competitivos, esta medida poderá assegurar um «incremento ao nível da audiência mas poderá não certificar um aumento das receitas compatível», explica a mesma fonte.
No que respeita a mercados pouco competitivos, caracterizados pela abundância de pequenos anunciantes, o recurso a esta estratégia poder-se-á revestir de contornos bastante lucrativos. Isto é, tendo em conta que o incremento das audiências pode não se materializar num aumento substancial das receitas publicitárias, os factores de decisão deverão estar alicerçados em argumentos financeiros.
Jornais gratuitos lidos por 19 milhões nos EUA
- Redação
- SAS
- 2 jan 2006, 12:34
A circulação dos jornais gratuitos ronda os 19 milhões de exemplares, no Estados Unidos da América (EUA), três anos depois da sua introdução no mercado e têm um peso cada vez maior, de acordo com o estudo da Scarborough, citado pelo Observatório de Comunicação (OBERCOM).
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