Juros das casas caem pela primeira vez em dois anos - TVI

Juros das casas caem pela primeira vez em dois anos

Condomínio Casas de São Francisco

As taxas de juros utilizadas para o cálculo do crédito à habitação caíram em Outubro, facto que acontece pela primeira vez em cerca de dois anos.

Relacionados
O valor médio das taxas Euribor no mês que ontem terminou situou-se nos 4,6%, quando no final de Setembro tinham «fechado» nos 4,7%, em todos os prazos utilizados para o cálculo dos empréstimos (três, seis e 12 meses), notícia o «Diário de Notícias».

No entanto, esta boa notícia para quem tem um crédito à habitação, não pode ser interpretada como uma inversão do ciclo, ou seja, não significa que as taxas de juro vão começar a descer. A redução agora registada, de 0,1 pontos percentuais, corresponde a uma correcção efectuada pelo mercado interbancário, depois da crise no mercado do crédito vivida este Verão, que resultou numa subida mais acentuada da Euribor. Agora, quando já se conhecem quase todos os efeitos da crise nas contas dos bancos, os juros aliviaram ligeiramente.

Assim, quem for contrair um crédito à habitação hoje, vai negociar o seu empréstimo com uma taxa a partir dos 4,663%, se o indexante escolhido for a Euribor a 6 meses, ou a partir dos 4,687%, caso a escolha recaia sobre a Euribor a 3 meses, sendo estes os dois indexantes mais usados no crédito à habitação.

Para os consumidores que já possuem um crédito à habitação, esta descida não é suficiente para inverter as subidas, registadas há quase dois anos.

As revisões de taxas dos créditos em vigor são normalmente feitas trimestral ou semestralmente, atendendo à média do indexante durante aquele período. Será necessário que o valor médio da Euribor desça mais um ou dois meses para que tenha reflexos na prestação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados