Lisboa já foi ultrapassada por 51 cidades europeias como destino de negócios - TVI

Lisboa já foi ultrapassada por 51 cidades europeias como destino de negócios

Bandeiras UE

A Jones Lang LaSalle efectuou um estudo que revela que as cidades europeias com uma forte componente tecnológica estão a consolidar-se entre as principais localizações de negócios da Europa.

Relacionados
Entre as cidades portuguesas, Lisboa, que obtém a melhor classificação, encontra-se apenas no 52º lugar, enquanto a cidade do Porto ocupa a 86ª posição, num ranking que contempla um total de 90 cidades.

Esta é a principal conclusão do último European Regional Economic Growth Index (E-REGI), que revela igualmente que a região nórdica, uma das mais desenvolvidas em termos tecnológicos, coloca quatro cidades entre as 20 primeiras (Estocolmo, Copenhaga, Gotemburgo e Malmo).

No entanto, Paris mantém a sua posição como local privilegiado para a realização de negócios, seguida de perto por Londres, que ocupa o segundo lugar do ranking.

Entre as principais subidas destaque para as cidades espanholas, já que depois de Madrid conseguem colocar no ranking as cidades de Barcelona, Valência e Bilbau.

Quanto à maior economia da Europa, a alemã, o estudo revela que a fraqueza demonstrada nos últimos tempos tem-se reflectido nas «suas pobres pontuações no E-REGI», sendo que Munique continua a obter a melhor performance.

Segundo a 6ª edição do E-REGI 2004, a economia europeia está a emergir gradualmente da crise sentida entre 2001 e 2003, acrescentando que um crescimento económico forte começa a reflectir-se numa maior procura de imobiliário, e que «o retorno a um crescimento positivo de rendas é antecipado para os principais mercados de escritórios da Europa Ocidental em 2006».

No entanto, refere também que existem variações regionais significativas entre as perspectivas de crescimento dos vários mercados e a necessidade de identificar as economias e mercados imobiliários regionais com maior potencial de crescimento torna-se crucial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados