Lisboa totalmente coberta por wireless - TVI

Lisboa totalmente coberta por wireless

Câmara de Lisboa1

Lisboa poderá vir a ser a primeira capital europeia totalmente coberta pelo sistema "wireless" (sem fios) de acesso à Internet, uma tecnologia que a ARTelecom está a instalar na cidade, anunciou hoje o presidente da autarquia lisboeta.

Relacionados
Esta realidade, que actualmente já está disponível em qualquer espaço da cidade a norte da Segunda Circular, será exibida no stand «Lisboa» durante um encontro internacional de profissionais de imobiliário (MIPIM), em Cannes, França, em que a Câmara Municipal participa até sexta-feira.

«Trata-se de uma tecnologia nova que permite o acesso à Internet e comunicação de voz e dados, com uma troca recíproca de informação», a partir de qualquer zona da cidade, seja na rua ou dentro de casa, explicou à agência Lusa o presidente da autarquia lisboeta, António Carmona Rodrigues (PSD).

Segundo o responsável, a tecnologia está a ser instalada em toda a cidade, processo que deverá estar concluído em Setembro.

Carmona Rodrigues adiantou que a novidade será divulgada no stand «Lisboa», durante o MIPIM, com o intuito de mostrar que a capital está a «modernizar-se em termos de informação».

«Não basta apresentar oportunidades e grandes projectos de construção ou reabilitação urbana. É preciso também dar uma ideia de que Lisboa se está a equipar e a modernizar», sublinhou.

O sistema «wireless», que Carmona Rodrigues classificou como «uma revolução» será aplicado na Câmara de Lisboa através da instalação de um sistema de vídeo-conferência entre os vereadores, que estão dispersos por vários edifícios na cidade.

Outra medida será a criação de um canal de televisão interno do município da capital, com mais de 12 mil trabalhadores.

A Câmara de Lisboa participa esta semana no MIPIM, onde apresentará projectos como a reabilitação do Parque Mayer ou a construção da Agência Europeia de Segurança Marítima.

A capital estará presente num «stand» com 210 metros quadrados, sendo representada pela Câmara Municipal e por empresas portuguesas do ramo financeiro e imobiliário, numa organização da empresa municipal Ambelis - Agência para a Modernização Económica de Lisboa.

O certame deverá receber mais de 17.500 visitantes e mais de 2.000 empresas, provenientes de 74 países, numa área de exposição de 18 mil metros quadrados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados