Lucros da Galp crescem 7% para 723 milhões - TVI

Lucros da Galp crescem 7% para 723 milhões

GALP

A Galp Energia alcançou um resultado líquido de 723 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, apesar da queda na venda de combustíveis.

Relacionados
Este valor traduz um representando um incremento de 7 por cento face ao mesmo período de 2005 e equivalente a um resultado por acção (earning per share) de 0,87 euros, de acordo com o comunicado da empresa.

Unidade de negócio de exploração e produção registou um aumento de produção de crude para 1,5 milhões de barris (mais 26%).

«A contribuição do resultado operacional ajustado na unidade de refinação e distribuição de produtos petrolíferos aumentou 3% para 269 milhões de euros, com boa performance ao nível da exportação e apesar de um enquadramento de redução de margens de refinação», referem.

Os níveis de utilização superiores do sistema refinador em 2006 traduziram-se num incremento de 600 mil toneladas (mais 5,2 por cento) em matérias-primas processadas por comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas de produtos petrolíferos cresceram em 400 mil toneladas (3,3 por cento) graças a um volume de exportações superior, tirando vantagem dos bons níveis de margens na gasolina nos Estados Unidos da América, que mais do que compensaram o decréscimo de vendas na Península Ibérica.

Empresa vende menos 3,2% de combustíveis

Na actividade de retalho, quando comparada com o mesmo período no ano anterior, o volume de vendas de combustíveis diminuiu 3,2% para 1,9 milhões de toneladas nos primeiros nove meses, em linha com o decréscimo do mercado português de produtos petrolíferos.

O volume de vendas na actividade de aprovisionamento e venda de gás natural aumentou 455,9 milhões de m3 (14,5 por cento) para 3.601 milhões de m3, reflectindo maiores volumes de trading «devido a um enquadramento positivo no mercado internacional e volumes superiores nas vendas a co-geração».

As vendas na distribuição de gás natural aumentaram para 365 milhões de m3

(mais 21 milhões de m3), correspondendo a uma melhor cobertura das áreas de concessão. O número de clientes também aumentou de 725 mil clientes em Setembro de 2005 para 778 mil clientes em Setembro de 2006.

Assim, na unidade de negócio de Gas & Power, o resultado operacional aumentou 287 milhões de euros, para 476 milhões de euros. O maior contributo para este aumento veio da venda dos activos de alta pressão de gás natural à REN, efectuada no terceiro trimestre deste ano, que se traduziu num impacte positivo de 255 milhões de euros ao nível do resultado operacional. Excluindo o efeito de stocks e os eventos não recorrentes, o resultado operacional ajustado aumentou 42 milhões de euros (23,2 por cento), para 224 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2006, principalmente devido ao aumento dos volumes de vendas de gás natural.
Continue a ler esta notícia

Relacionados