Mais de 1.200 professores processados numa hora de concurso - TVI

Mais de 1.200 professores processados numa hora de concurso

O Ministério da Educação processou 1.200 candidatos ao concurso de colocação de professores para o ano lectivo 2005/2006 só na primeira hora do período de inscrição obrigatória.

Em comunicado de imprensa, citado pela Lusa, o ministério da Educação esclarece que espera mais de 100 mil candidatos ao Concurso 2005/2006, que inicia segunda-feira a sua fase de inscrição obrigatória.

No período de pré-inscrição, a Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação (DGRHE) disponibilizou uma candidatura para testes, que contou com 38 mil demonstrações, continua.

Entre segunda-feira e o dia 01 de Março, todos os professores candidatos terão obrigatoriamente de fazer uma inscrição, por via electrónica, recebendo depois um código de acesso que lhes permitirá fazer a candidatura.

Até ao final da primeira semana de Março, os candidatos receberão pelo correio os respectivos login e password de acesso.

De acordo com o Ministério, o concurso de colocação vai ser apoiado por 885 ciberpontos públicos, sendo 85 destes assistidos para os candidatos que não queiram preencher a candidatura em casa, acrescenta o texto.

A candidatura inicia-se a partir de 07 de Março, decorrerá em três fases de dez dias úteis para estabilizar o fluxo de acessos à Internet, e terminará a 15 de Abril. Na apresentação pública do novo modelo, em finais de Janeiro, a ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, assegurou que, contrariamente ao que ocorreu no ano anterior, com a sua equipa, o ano lectivo de 2005/2006 vai iniciar-se «em paz», com todos os docentes atempadamente colocados nas escolas.

Segundo a ministra da Educação, a preparação do concurso de 2005/2006 iniciou-se a 18 de Outubro, tendo sido feitas alterações ao modelo anterior, entre as quais a decisão de realizar um concurso integralmente por via electrónica e alterar a ordem de prioridades na colocação, colocando os docentes com condições específicas (razões de saúde, por exemplo) depois dos quadros de zona pedagógica.
Continue a ler esta notícia