Mais de 80% das empresas com acesso à Internet em 2005 - TVI

Mais de 80% das empresas com acesso à Internet em 2005

Mais de 80% das empresas com acesso à Internet em 2005

Cerca de 91% das empresas, com dez e mais pessoas ao serviço, utilizam computadores e cerca de 82% das empresas dispõem de e-mail e de acesso à Internet. Além disso, 37% tem presença na Internet, através de website, revelam os resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas, realizado em 2005 pelo INE com a colaboração da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC).

No universo das empresas com dez e mais pessoas ao serviço, são as empresas de maior dimensão que apresentam níveis mais elevados de utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Em 2005, praticamente a totalidade destas empresas utilizou computador, e-mail e Internet.

O INE revela ainda que, em termos de actividade económica, a utilização de TIC está generalizada nas empresas que se dedicam a Actividades Financeiras e a Outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais, com todas elas a utilizarem computadores, e-mail e a acederem à Internet.

Já as empresas ligadas à Construção são as que revelam níveis mais baixos de penetração das TIC: neste sector 75% das empresas utilizam computador, 64% acedem à Internet e 58% dispõem de e-mail, refere o INE.

Em comparação com os valores médios de utilização destas tecnologias, as pequenas empresas (entre 10 a 49 trabalhadores) estão situadas a um nível mais baixo, enquanto que para as empresas que possuem entre 50 a 249 pessoas ao serviço (médias empresas), a utilização destas tecnologias apresenta valores superiores à média. Assim, o computador é utilizado por 90% das pequenas e por 99% das médias empresas, o e-mail e a Internet são tecnologias utilizadas por 79% das pequenas e por, respectivamente, 97% e 98% das médias e grandes empresas.

Quanto aos websites, é a tecnologia que revela um menor nível de posse na generalidade das empresas: 33% das pequenas empresas; 56% das médias e 76% das grandes empresas, têm presença na Internet através de website.
Continue a ler esta notícia