Malparado no crédito à habitação volta a aumentar - TVI

Malparado no crédito à habitação volta a aumentar

Despesas

Cobrança duvidosa sobe em todos os destinos de financiamento

O crédito malparado voltou a aumentar em Janeiro, com o valor da cobrança duvidosa a crescer 4% face a Dezembro, para 2.994 milhões de euros. Face ao homólogo, o crescimento foi de 31,4%, revelam dados do Banco de Portugal.

O valor dos empréstimos concedidos até caiu ligeiramente em termos mensais, para 132.281, mas em termos homólogos, revela um crescimento de 3,2%.

O malparado já representa 2,26% do total concedido.

Crédito às empresas cai pela primeira vez e malparado dispara

Na habitação, que representa o grosso do valor, os empréstimos cresceram ligeiramente no primeiro mês do ano, para 104.584 milhões, e 3,1% em termos homólogos. Já o malparado, subiu 2,7% face a Dezembro e 24,5% face a Janeiro de 2008. Retoma-se assim a tendência de subida interrompida em Dezembro após um ano consecutivo de aumentos.

No consumo, o crédito concedido caiu ligeiramente face a Dezembro, para 15.431 milhões de euros. Mesmo assim, o valor mantém-se 11,8% acima do homólogo. O malparado aumentou 3,8% em termos mensais e 50% face ao registado um ano antes.

Só 3% dos portugueses vão poupar mais este ano

Despesas: portugueses dispostos a cortar em tabaco e cafés

Famílias portuguesas poupam mais e depositam no banco

O crédito concedido para outros fins recuou 3% num mês e 5,4% num ano, para 12.266 milhões de euros, mas o malparado neste segmento voltou a aumentar, 8,2% face a Dezembro e 29,5% face a Janeiro do ano passado.
Continue a ler esta notícia