Mercado Publicitário só cresceu 0,4% em 2006 - TVI

Mercado Publicitário só cresceu 0,4% em 2006

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O mercado publicitário demonstrou um crescimento muito ténue no ano passado, de acordo com os dados da Opera, empresa financeira do Omnicom Media Group Portugal.

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Os dados revelam que o mercado publicitário português em 2006 apresentou uma evolução a preços correntes de apenas 0,4 por cento face ao ano anterior, bem abaixo dos 1,2% previstos para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB ) no ano que acabou, representando assim o crescimento mais baixo dos últimos 4 anos.

A Televisão (aerial) registou um aumento superior ao mercado, obtendo 1% de crescimento e conseguindo captar mais de 48% do total dos investimentos efectuados pelas marcas.

A «performance» dos canais de televisão «broadcasting» ocorre a par da fraca performance dos canais cabo (menos 4%), e deve-se em parte à maior concorrência dos 3 canais que transmitem em sinal aberto, que acabaram o ano com audiências muito próximas. Outro factor importante a ter em conta, segundo o relatório, é que nos anos em que o crescimento do mercado é mais reduzido, a televisão consegue uma performance melhor que o mercado, situação que demonstra a concentração dos investimentos publicitários na televisão em anos de crescimentos mais reduzidos.

Na Televisão por Cabo, apesar de se ter verificado uma redução de 4% nos investimentos publicitários captados, esta conseguiu, no último trimestre de 2006, recuperar de uma quebra acumulada de 12,6% no final do 3º trimestre para uma quebra anual de 4%, situação que demonstra a recuperação do investimento neste meio.

A Imprensa (Diária e Não Diária) detém uma quota de mercado de 26,8% e apresentou uma quebra total no investimento de 1,3%, o que originou uma descida de 0,5% face à quota de mercado de 2005 (27,3%).

Mais especificamente, na Imprensa Diária, o fenómeno dos «gratuito» conseguiu atenuar a queda para apenas 1%.
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