Ministro: início de 2009 dá mais sinais negativos após recessão - TVI

Ministro: início de 2009 dá mais sinais negativos após recessão

Teixeira dos Santos

«Não podemos ter a ilusão que isto tudo vai passar já»

Relacionados
A economia portuguesa contraiu-se 2,1% no quarto trimestre de 2008 face ao homólogo. Uma queda que é o dobro da esperada pelos analistas mas que não surpreendeu o ministro das Finanças. E Teixeira dos Santos alerta mesmo que o início de 2009 não está a ser melhor.

O ministro culpa a crise financeira internacional, que tem vindo a agravar-se, pelo cenário da economia nacional. «Começou a ter efeitos visíveis na actividade económica na segunda metade de 2008, várias economias registaram quebras no terceiro trimestre, mas Portugal conseguiu resistir. No quarto trimestre, aí sim, os efeitos da crise fizeram sentir-se na economia portuguesa», afirmou o governante numa declaração aos jornalistas, no Ministério que tutela.

Economia portuguesa afundou 2,1%

Economistas pouco surpreendidos

«Esses são números que não nos surpreendem. Já tínhamos tido alguns indicadores que apontavam nesse sentido, como a evolução da taxa de inflação e os dados da receita fiscal», admitiu. «Já estávamos de sobreaviso e sabíamos o impacto que a crise internacional iria trazer».

Quando questionado sobre os sinais trazidos pelo início de 2009, o ministro afirmou que «são sinais que a economia portuguesa continuará a ser afectada e por isso não podemos ter a ilusão de que tudo isto vai passar já».

Zona Euro também contrai 1,5%

Por isso mesmo, o ministro diz ser «urgente implementar as medidas» de estímulo à economia. «Não é tempo de baixar os braços, é tempo de agir. O plano de medidas que o Governo está já a implementar é fundamental, vai estimular a actividade económica e defender o emprego», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE