Nissan investe mais de 155 milhões de euros em nova unidade - TVI

Nissan investe mais de 155 milhões de euros em nova unidade

Nissan Sentra 2

A Nissan concluiu os planos de construção de uma nova unidade de produção em São Petersburgo, ao assinar um acordo com o ministério do Desenvolvimento Económico e Comércio da Federação Russa (MDEC).

Relacionados
O acordo foi assinado por Herman Gref, ministro do desenvolvimento económico e comércio da federação russa e o presidente e director-geral da Nissan, Carlos Ghosn.

Com este último encontrou-se ainda Valentina Matvienko, governadora de São Petersburgo com vista à assinatura de um protocolo de acordo com o Governo de São Petersburgo.

O decreto abrange a concessão de incentivos para construtores automóveis no âmbito do estabelecimento de unidades de produção locais (denominado «montagem industrial»). O incentivo inclui diversos privilégios em termos de direitos alfandegários para a importação de componentes. Segundo o Protocolo de Acordo, será concedido à Nissan o estatuto de investidor estratégico, esclarece a empresa em comunicado.

Produção da nova unidade tem inicio em 2009



A Nissan divulgou pela primeira vez o seu plano de investir 200 milhões de dólares (155 milhões de euros) numa nova unidade de montagem em São Petersburgo, no dia 25 de Abril de 2006.

A produção terá início em 2009 e quando estiver em pleno funcionamento, a unidade empregará 750 pessoas com uma capacidade de produção prevista até 50.000 unidades por ano. A unidade produzirá pelo menos três modelos diferentes, especificamente adaptados para o mercado russo.

«Ao assinar este acordo, a Nissan compromete-se a contribuir significativamente para o desenvolvimento do mercado automóvel russo» referiu Ghosn. «Através da criação de novos empregos e investimentos na comunidade local, a Nissan afirma a confiança que deposita nas suas operações na Rússia. Antevemos uma relação longa e mutuamente benéfica com o povo de São Petersburgo», prosseguiu Ghosn no mesmo comunicado.

A Nissan tem registado um crescimento significativo de vendas na Rússia, com 9.470 unidades vendidas em 2003, 28.436 unidades em 2004 e 46.485 unidades em 2005.

A Rússia será o primeiro mercado europeu a comercializar a marca de luxo Infiniti, com lançamento previsto para o Outono de 2006.
Continue a ler esta notícia

Relacionados