Novo programa de apoios à restauração ainda este ano - TVI

Novo programa de apoios à restauração ainda este ano

Tromba Rija - Lisboa

O presidente da Associação da Restauração e Similares de Portugal (ARESP), Mário Pereira Gonçalves, acredita que o sector vai ter um novo programa de apoio financeiro ainda este ano, depois de o último PROREST ter sido suspenso em Dezembro.

Relacionados
«O PROREST acabou mas temos a promessa do presidente do Turismo de Portugal de que iremos ter um novo programa (que não terá o mesmo nome), mas que terá as mesmas linhas de apoio, possivelmente até melhorados», disse o responsável aos jornalistas, à margem de um encontro com empresários do ramo, que decorreu em Lisboa.

«Neste momento já existem uns protocolos bancários, que já foram assinados pelo Turismo de Portugal com 16 instituições bancárias, que têm alguns apoios para esplanadas, apoios de praia, etc.», explicou.

O responsável adiantou ainda esperar que o novo programa esteja em funcionamento «ainda este ano» e disse que «a partir de hoje, penso que já se começa a trabalhar para isso».

Os três PROREST já existentes apoiaram, ao longo dos últimos anos, a requalificação de muitos estabelecimentos do sector que, como lembrou Mário Pereira Gonçalves, engloba mais de 80 mil empresas em Portugal, com uma facturação de mais de 6,500 milhões de euros e que emprega 350 mil pessoas de forma directa. No conjunto de todas as actividades económicas, o sector representa cerca de 10 por cento das empresas em actividade e é o principal produto de consumo, ao nível do turismo, com mais de 30% das respectivas receitas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE