Novos contratos de energia vão custar 50 euros por MW/hora - TVI

Novos contratos de energia vão custar 50 euros por MW/hora

electricidade

O novo modelo de contrato realizado entre os produtores de energia e a REN que será implementado ainda este ano vai ter um preço de referência de 50 euros por cada MegaWatt/hora (MW/h).

Relacionados
Quem o revelou foi o ministro da Economia, Manuel Pinho: «O preço de referência dos CMEC será de 50 euros por MegaWatt/hora (MW/h), o que é um preço próximo dos valores de negociação no OMIP no ano passado em Espanha e é um valor com o qual Bruxelas concordou».

Recorde-se que o Governo já fala há vários meses da substituição dos ainda actuais Contratos de Aquisição de Energia (CAE), com um preço de referência de 36 euros por MW/h, pela entrada em vigor dos Custos de Equilíbrio de Manutenção Contratual (CMEC). Este novo modelo vai permitir a redução das tarifas eléctricas uma vez que «o impacto deste mecanismo de compensação é inferior aos dos contratos que são extintos» e que «vai criar mais concorrência», esclareceu o ministro.

E acrescentou: «Com isto, desenvolve-se o mercado ibérico de electricidade (MIBEL) e criam-se condições mais transparentes para a formação de um preço pelo jogo da procura e oferta no mercado».

De referir que o sector já estava à espera deste mesmo preço de referencia dos CMEC (50 euros por MW/h) e que, nesse caso, «reduziria em 2,5% as tarifas de electricidade», avançou o administrador da EDP, João Manso Neto, no passado mês de Janeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados