O ABC da TDT - TVI

O ABC da TDT

Televisão digital terrestre será realidade até 2012

É sem dúvida uma palavra que está em voga: TDT. Mas afinal o que é e como se processa? Outra questão que se impõe que saiba é se vai precisar de um novo equipamento para que possa ver televisão através do sinal digital. Conheça ainda as vantagens desta tecnologia e saiba em que pé está Portugal nesta transição. A Agência Financeira dá-lhe todas as respostas.

Relacionados
Afinal o que é a TDT?

A Televisão Digital Terrestre é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital e que deve substituir, em 2012, a actual transmissão tradicional, ou seja, a teledifusão analógica terrestre.

Em que tecnologia assenta a emissão tradicional que já tem 50 anos de história em Portugal?

As actuais emissões terrestres de televisão baseiam-se numa tecnologia tão antiga quanto a própria televisão, em que cada canal de televisão é emitido, em sinal analógico, em determinada frequência (reservada) do espectro electromagnético. Como funciona? É simples, do lado da recepção, existe um equipamento receptor (geralmente uma antena exterior) que capta o sinal e o encaminha para o aparelho de televisão, que é então sintonizado para a frequência do canal pretendido, de forma a permitir captar a respectiva imagem e som.

Qual é então a diferença entre a emissão em sinal analógico e em sinal digital (TDT)?

A TDT baseia-se num sinal digital, o que só por si permite comprimir muito mais informação, sendo como tal mais eficiente na utilização do espectro radioeléctrico. Tal como, por exemplo, um CD áudio permite guardar mais música do que os discos em vinil antigos, num espaço mais pequeno e com maior qualidade.

Para além disso, a eficiência da TDT é potenciada pela utilização de tecnologia de multiplexagem que permite a emissão de vários canais em simultâneo numa mesma frequência, anteriormente reservada para um único canal, e por menores níveis de interferência com frequências adjacentes.

Os espectadores de televisão vão precisar de novos equipamentos?

Com a migração para TDT será necessário um equipamento capaz de transformar o sinal analógico em sinal digital correspondente aos vários canais e que possa ser interpretado pelo aparelho de televisão. No entanto, muitos dos aparelhos mais recentes já incorporam este equipamento, mas para todos os outros é necessário adquirir um especial (uma set-top box, como as já existentes em serviços de televisão digital via cabo, satélite e, mais recentemente, rede fixa), cujo preço deverá variar entre os 70 a 150 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados