Oferta hoteleira em Sintra vai duplicar em 10 anos - TVI

Oferta hoteleira em Sintra vai duplicar em 10 anos

Oferta hoteleira em Sintra vai duplicar em 10 anos

A oferta hoteleira no concelho de Sintra deve duplicar nos próximos 10 anos, defendeu hoje o presidente da Associação de Turismo de Lisboa, Pedro Pinto, durante um seminário sobre turismo cultural, em Sintra.

«Espero que a oferta hoteleira duplique nos próximos 10 anos, no concelho de Sintra», afirmou à Lusa Pedro Pinto, depois da sua intervenção no fórum de turismo cultural, que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval.

O vereador do Turismo na câmara de Sintra, Joaquim Cardoso Martins (PSD), afirmou quarta-feira à Lusa que a falta de unidades hoteleiras se deve às más acessibilidades do concelho, culpando a falta de investimento do Estado.

Ao contrário do que se passa em Madrid, Barcelona, Praga ou Viena, os turistas que visitam a região de Lisboa raramente têm uma motivação cultural, de acordo com dados de inquéritos da associação de Turismo de Lisboa.

Segundo o presidente da associação, estes dados contrariam a tendência do mercado, que «está a evoluir no sentido de valorizar a cultura como motivação turística».

No mesmo sentido apontam os dados apresentados por Alberto Marques, do Instituto de Turismo de Portugal: «na última década, os fluxos de turismo cultural têm crescido a uma taxa anual média de 15%, muito superior à dos segmentos clássicos».

De acordo com o presidente da Associação de Turismo de Lisboa, Sintra preenche os requisitos para ter «um sucesso garantido, a nível do turismo cultural», nomeadamente, ao aliar património arquitectónico e natural e actividades culturais.

Pedro Pinto defende que a aposta do concelho deve ser num «turismo não massificado», vocacionado para um público «exigente, bastante viajado, requintado nos gostos e na sede de conhecimento».
Continue a ler esta notícia