Passageiros usam cada vez menos os barcos para atravessar o Tejo - TVI

Passageiros usam cada vez menos os barcos para atravessar o Tejo

Cacilheiro

Os portugueses estão a usar cada vez menos os transportes fluviais para atravessar o Rio Tejo. Em 2004, o tráfego de passageiros neste rio desceu 4,4% e o de veículos caiu 15,8%.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, 34,3 milhões de passageiros utilizaram os transportes fluviais, ou seja, menos 4,9% que em 2003. As travessias do Rio Tejo e da Ria de Aveiro foram as que mais contribuíram para esta descida, já que registaram quebras de 3,8% e 22,9%, respectivamente, no número de passageiros a fazer a travessia.

A travessia do Rio Tejo foi efectuada por cerca de 31,2 milhões de passageiros (91,8% do movimento nacional de passageiros), sendo as carreiras Cais do Sodré/Cacilhas e Terreiro do Paço/Barreiro as mais utilizadas, representando 52,9% e 31,1% do movimento do Rio Tejo, respectivamente.

Durante este período, o movimento de veículos em carreiras nacionais (no qual se incluem veículos motorizados de carga e passageiros, motociclos e velocípedes com e sem motor), registou um decréscimo de 8,7%, registando-se descidas homólogas nas travessia do Rio Tejo e do rio Sado, de 15,8% e 7%, respectivamente.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE