Pensionistas do Estado recebem o triplo dos privados - TVI

Pensionistas do Estado recebem o triplo dos privados

Reforma

O valor das pensões dos funcionários públicos é, em média, quase três vezes maior que o dos reformados do sector privado, apurou o «Diário Económico».

Relacionados
Enquanto a pensão média no regime geral da Segurança Social é de 370 euros, a da Caixa Geral de Aposentações (CGA) era, segundo dados de 2005, os mais recentes disponíveis, de 1.105 euros.

A diferença explica-se, em primeiro lugar, pela média salarial, que é mais alta no Estado: «os salários na função pública são cerca de 45% mais altos que os praticados no privado, logo as pensões são mais elevadas», afirma, em declarações ao «Diário Económico», o especialista Carlos Pereira da Silva.

Segundo as contas do professor do Instituto de Economia e Gestão (ISEG), o salário médio, que serve de referência para o cálculo das pensões no regime geral, é de cerca de 740 euros, enquanto no Estado ronda os 1.100/1.200 euros.

Por outro lado, o número de anos de carreira contributiva dos funcionários públicos é também maior, já que estes eram obrigados, até 2006 (ano da convergência dos dois regimes), a descontar, pelo menos, 36 anos para terem acesso à pensão de velhice.
Continue a ler esta notícia

Relacionados