Plano Tecnológico manda jovens para o estrangeiro - TVI

Plano Tecnológico manda jovens para o estrangeiro

(Arquivo)

O programa InovContacto, que permite a jovens qualificados em ciência e tecnologia estagiarem em centros de investigação internacionais, quase duplicou o objectivo para 2006, proporcionando 487 estágios.

Relacionados
De acordo com o documento elaborado pelo gabinete de coordenação do Plano Tecnológico, a que a agência «Lusa» teve acesso e que é sexta-feira divulgado, até Novembro 487 jovens licenciados obtiveram «uma experiência profissional no estrangeiro» até Novembro.

O objectivo era colocar 250 jovens licenciados em centros de investigação internacional este ano, pelo que o número apurado no final de Novembro quase duplica a meta inicial.

No primeiro semestre, segundo o balanço divulgado a 19 de Julho, o número de jovens integrados no programa era 296.

Em relação ao InovJovem, programa que visa integrar jovens licenciados em pequenas e médias empresas (PME), o objectivo de colocar 1.000 licenciados foi mais duplicado, atingindo em Outubro os 2.378, a que se juntarão mais 2.025 até final do ano.

Estes dois programas, integrados no Plano Tecnológico, visam dotar as empresas de quadros jovens e qualificados.

Em Junho, o número de licenciados ao abrigo do InovJovem era de 1.906.

Segundo o coordenador do Plano Tecnológico, até final do ano «o número de jovens integrados neste programa deverá chegar perto de 3.000».

«Até final de 2007 deverão ser 6.000», adiantou à Lusa Carlos Zorrinho.

Inglês no ensino básico em 99% das escolas

No âmbito da aposta do Governo de José Sócrates no ensino da língua inglesa no primeiro ciclo, os dados do Plano Tecnológico apontam que «este ano lectivo 99 por cento das escolas dos alunos do 3º e 4º anos» tenham estado «cobertas por aulas de inglês, abrangendo 86 por cento» dos estudantes.

Desde o início de 2005 até Setembro desde ano foram atribuídos 284.841 diplomas de competências básicas em tecnologias de informação e comunicação.

No ensino da Matemática, houve um aumento de 40 por cento dos professores entre o ano lectivo anterior e o 2006/2007, atingindo os 7.000, segundo os dados do Plano Tecnológico.

No âmbito da medida Iniciativas Novas, que visa garantir a oferta de formação de adultos com a dimensão adequada, o número de centros de reconhecimento, validação e certificação de competências ascenderá a 220 no final do ano, contra 98 em 2005, segundo dados do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Em termos de cursos de dupla certificação, estes aumentaram 4,6 por cento este ano, face a 2005, para 115.100.
Continue a ler esta notícia

Relacionados