Portugueses gastaram mais de 1,2 mil milhões em electrónica - TVI

Portugueses gastaram mais de 1,2 mil milhões em electrónica

Televisão

Mercado da electrónica de consumo, telecomunicações, fotografia e entretenimento registou crescimento de 6%

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O mercado da electrónica de consumo, telecomunicações, fotografia e entretenimento atingiu os 1.216 milhões de euros em 2007, o que significa um crescimento de 6 por cento face ao ano anterior, de acordo com o estudo Observador 2008 da Cetelem.

No que se refere especificamente a produtos de TV/Hi-Fi/vídeo, estima-se um crescimento de 4% em valor e de 5% em volume, cabendo a maior parte da quota de mercado às grandes cadeias de lojas.

Os LCDs foram os produtos que geraram maior facturação. «O sucesso dos LCDs continua incontestável em valor e em volume, enquanto que os televisores tradicionais perdem terreno», sustentam.

Facturação com telemóveis baixa

Outros produtos muito vendidos em 2007 foram os auscultadores, os DVDs leitores de mp3 e os mp4. No entanto, a facturação no mercado português dos telemóveis registou uma pequena diminuição, em valor e em volume, devido à tendência de baixa de preços dos produtos deste mercado. A maioria dos produtos apresentou variações positivas em volume. A facturação total teve tendência para diminuir nos telemóveis e nos smartphones, cujos preços unitários baixaram. Os produtos que geraram mais facturação foram os acessórios, os auriculares, os cartões de memória e os modems.

O mercado português de fotografia continuou a crescer em 2007 em volume e em valor. O digital continua a crescer e o analógico diminui. As lojas de informática continuam a apresentar uma progressão, enquanto os estabelecimentos especializados em fotografia continuam a recuar face ao ano anterior.

Quanto ao mercado associado aos produtos de entretenimento, como filmes e consolas, apresentou «resultados excelentes» com um crescimento a dois dígitos, em valor e em volume. Todos os produtos registaram crescimentos, quer em valor, quer em volume. O software foi o produto que mais gerou facturação e os filmes foram os produtos mais vendidos.

De referir que para a elaboração do Observador Cetelem 2008 foram entrevistadas mais de 12.500 pessoas, em 13 países europeus, em colaboração com a consultora BIPE.
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