Portugueses já devem mais de 100 mil milhões à banca - TVI

Portugueses já devem mais de 100 mil milhões à banca

[Arquivo]

Nunca os portugueses deveram tanto dinheiro à banca.

No início deste ano, a dívida global ultrapassou os cem mil milhões de euros, situando-se nos 101,5 mil milhões em Fevereiro. Só no espaço de 12 meses, o montante que as pessoas pediram emprestado aos bancos aumentou em quase dez mil milhões - o suficiente para construir três novos aeroportos na Ota, de acordo com o «jornal de Notícias».

Quando o valor de dinheiro pedido emprestado sobe, é natural que suba também o crédito malparado, mas os dados do último boletim estatístico do Banco de Portugal indicam que o ritmo a que aumentam é muito diferente. Enquanto que o total de créditos concedido subiu 10,7%, o malparado aumentou apenas 3,4%, entre Fevereiro de 2005 e deste ano - uma divergência explicável com a disponibilidade da banca em renegociar dívida, por exemplo, aumentado o número de anos de pagamento.

Ainda assim, nunca o malparado representou tanto dinheiro - 2,137 mil milhões de euros. Só em meados de 2004 é que se aproximou desta ordem de valor.

É para comprar casa que os portugueses pedem mais dinheiro emprestado. No final de Fevereiro, os créditos concedidos à habitação ultrapassavam os 80 milhões de euros, dos quais 1,242 mil milhões estavam classificados como sendo de cobrança duvidosa. A percentagem do malparado na habitação, de 1,5%, é a mais baixa de todos os tipos de crédito (já que por norma é o último empréstimo que as pessoas deixam de pagar), mas tem vindo a aumentar nos últimos meses.

Para a aquisição de bens de consumo (mobílias, viagens, carro, etc.), a banca emprestou 9,4 mil milhões, dos quais 3,4% são dados como malparados. As cobranças duvidosas são mais problemáticas em empréstimos contraídos para outros fins, como a negócios, consolidação de créditos, educação, etc.. Aqui, dos 11 mil milhões de euros emprestados, 5,2% são de cobrança difícil.
Continue a ler esta notícia