Portugueses pagam 20% das despesas com Visa - TVI

Portugueses pagam 20% das despesas com Visa

Cartão de Crédito

Mais de um quinto (21,9%) das despesas dos consumidores portugueses foi pago com cartões Visa entre Outubro de 2004 e o fim de Setembro de 2005, estimou hoje o director-geral da Visa em Portugal, Sérgio Botelho.

Em conferência de imprensa, Sérgio Botelho, assinalou que Portugal é o quarto país onde os cartões são mais utilizados para pagamentos, a seguir à Islândia, Noruega e Reino Unido.

Assinalou que a Islândia é um caso especial porque não há utilização de cheques e há um empenhamento dos bancos, autoridades e comerciantes em fomentar a utilização de cartões, o que explica que mais de 70% do volume de transacções comerciais seja pago com cartão.

Sérgio Botelho sublinhou que a facturação total com cartões Visa em Portugal atingiu 41,2 mil milhões de euros no ano fiscal de 2005 (terminado a 30 de Setembro), um aumento de 12% face ao exercício anterior, dos quais 19,9 mil milhões de euros (mais 13,7%) em terminais de pontos de venda (POS).



No período em análise foram efectuadas 491,8 milhões de transacções em terminais POS, mais 12,7% do que no ano fiscal de 2004, e a facturação média por cartão em terminais POS aumentou 7,6%, para 1.679 euros, adiantou Sérgio Botelho.

O valor médio de cada transacção efectuada foi de 48,00 euros no ano fiscal de 2005.



Sérgio Botelho adiantou que cerca de 55 mil estabelecimentos em Portugal aceitam cartões Visa.



O director-geral da Visa em Portugal assinalou que a facturação total com cartões de crédito aumentou 17,9% no ano fiscal de 2005, para 8,4 mil milhões de euros, com a facturação dos cartões de crédito em pontos de venda a ascender a 5,3 mil milhões de euros (mais 14,1%).

Sérgio Botelho afirmou que a diferença corresponde principalmente a levantamentos de dinheiro a crédito, que registaram um aumento superior a 20% naquele período.

A 30 de Setembro estavam emitidos em Portugal 12,1 milhões de cartões Visa (mais 5,9% do que um ano antes), sendo 8,5 milhões cartões Multibanco (mais 1,1%), 3,5 milhões cartões de crédito (mais 19,7%) e 137 mil cartões empresa (mais 5,6%), acrescentou.

Para o ano fiscal de 2006, que termina em Setembro próximo, a Visa pretende atingir os 12,5 milhões de cartões emitidos (mais 3,2%), uma facturação total de 44,9 mil milhões de euros (mais 9,0%) e uma facturação de 21,8 mil milhões de euros em pontos de venda (mais 9,5%), revelou Sérgio Botelho.



O director-geral da Visa em Portugal assinalou que a Visa tem, em Portugal uma taxa de fraude muito baixa, que não vai além de 0,0083% da facturação, claramente inferior à europeia, situação em larga medida explicada por mais de quatro em cada cinco cartões ser Multibanco, em que é necessária a utilização de PIN.



Indicou que até 2010 todos os cartões Visa emitidos em Portugal terão chip e no máximo até àquele ano a validação será feita com PIN (código pessoal numérico), admitindo que a migração para a validação com PIN possa estar concluída mais cedo.



Relativamente ao peso do crédito mal parado em Portugal com cartões, Sérgio Botelho garantiu que está abaixo dos três por cento e sublinhou que cerca de 70% dos possuidores de cartões de crédito pagam de imediato os seus débitos na data de vencimento, não recorrendo ao crédito.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE