Praça lisboeta contraria sentimento europeu com media a penalizar - TVI

Praça lisboeta contraria sentimento europeu com media a penalizar

bolsa de valores

Depois da tempestade vem a bonança e a praça lisboeta começa a corrigir as perdas de ontem, mas não chega ainda ao verde, em contra-ciclo com as congéneres europeias que já negoceiam em terreno positivo.

Relacionados
Com a ausência de negócios a ser uma constante, a novidade é mesmo o anúncio, feito ontem ao final do dia, de que a Mota-Engil e a Altri vão entrar para o PSI20, a partir do dia 1 de Julho, em substituição da Nova Base e da Gescartão.

Relativamente à Altri, recorde-se que a estreante no índice nasce da separação que a empresa-mãe Cofina SGPS fez dos activos de media dos activos derivados das participações em indústrias.

Na sequência desta operação, em Março deste ano, os títulos da Cofina corrigiram para baixo e, com a entrada da Altri para «as vinte maiores», o mais provável é que esta empresa se torne mais atractiva para os investidores, em detrimento da Cofina. Hoje as acções da Altri estão a valorizar 7,38% para 1,41 euros.

A Mota-Engil já começou a colher os benefícios do anúncio da Euronext e dispara para os 2,58 euros, registando um aumento de 3,61%.

Dos três pesos pesados, a PT é a única a pisar terreno positivo, com uma valorização ligeira de 0,13% para os 7,98 euros. O maior banco nacional e a EDP seguem a negociar na linha de água, nos 2,11 euros e 2,10 euros, respectivamente.

Aparentemente, a eléctrica fica indiferente à subida do crude, apesar de ainda utilizar combustível fóssil. A explicar este sentimento, poderá estar o facto da empresa transferir o ónus da subida do preço para o consumidor, sem que a factura recaia sobre as suas contas.

O sector dos media tem estado debaixo dos holofotes nas últimas semanas, mas a destacar-se pelos piores motivos. Na sessão de hoje, os três grupos de comunicação social derrapam para o vermelho, com a Media Capital a perder 0,47% para os 6,39 euros, a dona da SIC a cair 0,75% para os 5,31 euros e a Cofina SGPS a desvalorizar 0,68% para os 2,94 euros.

Destaque para a Nova Base, empresa que está de saída do PSI20, que já reage à notícia e segue a desvalorizar 2,23% para os 5,70 euros.

Na Europa, as principais praças já corrigiram as perdas e negoceiam acima da linha de água. O IBEX sobe 0,29%, o FTSE valoriza 0,23%, o DAX cresce 0,40% e o CAC lidera os ganhos, com 0,53%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE