Preços das garrafas de gás subiram entre 12 e 15% em 2005 - TVI

Preços das garrafas de gás subiram entre 12 e 15% em 2005

Gás

O aumento do preço do gás engarrafado já se reflectiu nas vendas. Segundo o relatório da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre o sector dos combustíveis, a procura no ano passado caiu 1,58% para 827 mil toneladas. Em Dezembro de 2005, os preços do gás Butano tinham crescido 12% para os 1,3 euros/kg enquanto que os de gás Propano cresceram 15% para os 1,59 euros/kg.

Relacionados
«A quebra na procura de GPL é particularmente acentuada ao nível do gás engarrafado. A procura global de gás propano caiu durante o ano de 2005 3,4% e a de gás butano 8,8%», revela o relatório.

«As quebras no consumo verificadas em 2005 são particularmente visíveis durante o último semestre do ano que corresponde também ao período de maior aceleração da subida do preço do gás engarrafado», explica ainda, considerando que «em Portugal o ano de 2005 foi caracterizado por um aumento significativo no preço do gás engarrafado (¿) Esse incremento foi particularmente intenso durante o último semestre do ano, aliás tal como também se verificou em 2004».

Do valor global de GPL, ou gás de petróleo liquefeito, vendido em Dezembro de 2005, 65% corresponde a gás engarrafado.

Espanha é 37% mais barata no butano e 50% no propano

De um grupo de 8 países europeus para os quais estava disponível informação de preços de GPL Butano em Setembro do ano passado, verifica-se que Portugal apresenta um dos níveis mais baixo de preços. Ainda assim, a Espanha tem um preço médio de venda ao público mais baixo em 37%. A Holanda por seu turno apresenta o preço mais elevado (77% acima do preço nacional).

Também relativamente ao gás propano Portugal apresenta dos preços mais reduzidos da União Europeia. Espanha apresenta um preço que é quase 50% mais baixo do que o preço nacional. Na Dinamarca, por sua vez, o preço médio de venda era cerca de 55% superior ao nacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE