Prejuízos da seca na agricultura já chegam a mil milhões - TVI

Prejuízos da seca na agricultura já chegam a mil milhões

75% de Portugal sofre com a seca

A grandeza dos prejuízos causados pela seca na agricultura portuguesa poderá já ter atingido os mil milhões de euros, uma estimativa avançada ontem pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

A afirmação surgiu no dia em Bruxelas propôs ao Parlamento e ao Conselho europeus ideias para ajudar os agricultores a minimizar o impacto da escassez prolongada de água, e que foram bem acolhidas pelas organizações nacionais.

Luís Mira, secretário-geral da CAP, reportava-se a prejuízos já conhecidos, com animais, cortiça, floresta, culturas permanentes, hortícolas, laranjas, e a todos os danos indirectos que se possam considerar, tendo em conta o simples trajecto da produção, à indústria e ao comércio, refere o «Jornal de Notícias».

Em matéria de prejuízos, Roberto Mileu, da direcção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) declina avançar com uma projecção, por considerar difícil quantificar a dimensão dos impactos já causados, admitindo que os valores tenderão a subir ainda mais, face às consequências em perspectiva relacionadas com a escassez alimentar.

É neste contexto que as duas principais confederações portuguesas aplaudem a intenção de Bruxelas de concretizar formas de apoio aos agricultores quando perante catástrofes naturais.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE