Presidente da SATA defende companhia nas mãos do Estado - TVI

Presidente da SATA defende companhia nas mãos do Estado

Manuel António Cansado, SATA

O presidente da SATA, Manuel António Cansado, defende a manutenção da transportadora aéreas em mãos públicas nos próximos tempos, apesar de ver com bons olhos uma eventual privatização no futuro.

Relacionados
«Não vou negar uma privatização da SATA num médio prazo, mas acho que não estamos ainda numa fase de aconselhar a abertura de capitais a privados», disse o responsável na sua intervenção no XXXII Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT), que decorre em Ponta Delgada, nos Açores. É que, segundo o mesmo, os Açores ainda não têm massa crítica suficiente para avançar com um processo desta natureza.

Contudo, adianta que «a abertura de capital a privados é muito interessante, e importante, porque produz novas condições na maneira de estar das empresas, que têm que abandonar velhos hábitos e convergir para o mercado», reforçou. Ainda assim, acrescenta, «não idolatro o mercado a qualquer preço».

No que diz respeito à liberalização dos voos nas ilhas, Manuel António Cansado explica a fixação das tarifas por parte do Estado com a «necessidade de fixar obrigações de serviço público», algo que defende que tenha que ser assegurado em regiões cujo transporte aéreo é a única garantia de acessibilidade possível.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE