Primeiros testes positivos da gripe das aves acusam vírus num humano - TVI

Primeiros testes positivos da gripe das aves acusam vírus num humano

Gripe das Aves (Arquivo)

Testes preliminares realizados a uma criança chinesa, cuja irmã poderá ter morrido de gripe das aves, acusaram resultados positivos, indicaram hoje as autoridades sanitárias chinesas.

Os primeiros testes realizados a esta criança de nove anos, por um laboratório local da província de Hunan, revelaram-se negativos, mas as análises efectuadas pelo Centro Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) foram positivos, indicou Qi Xiaoqiu, director do controlo de doenças no ministério da saúde.

«Estamos actualmente a realizar outros testes para saber se estamos perante o vírus H5N1 ou não», afirmou Qi Xiaoqiu, em declarações ao diário Beijing News, acrescentando que os resultados definitivos serão conhecidos «dentro em breve».

Um porta-voz do ministério da saúde confirmou hoje que novos testes estão em curso.

O cadáver da irmã, uma rapariga de 12 anos, foi cremado pelo que não houve qualquer possibilidade de se proceder a testes.

As autoridades chinesas estão igualmente a realizar testes a um terceiro caso suspeito, um professor de 36 anos que também habita na região de Xiangtan, em Hunan, de onde as duas crianças são originárias e onde um dos primeiros focos de gripe das aves na China foi detectado no mês passado.

«Dissemos desde o início que não ficaríamos surpreendidos se pelo menos um desses casos viesse a confirmar-se», afirmou Roy Wadia, porta-voz em Pequim da Organização Mundial de Saúde (OMS), que destacou uma equipa de epidemiologistas para a província de Hunan para trabalhar com as autoridades chinesas.

A China anunciou terça-feira que dois novos focos de gripe das aves, do tipo H5N1, foram descobertos na região de Xinjiang, elevando para 11 o número de focos detectados no país em apenas um mês.

Nenhum caso humano foi até agora detectado na China.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos